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PROJETO MUSICA 14:02

PROJETO MÚSICA

Tema:
Gêneros musicais e suas décadas


BASE INTRODUTÓRIA
Academia Brasileira de Música
Um espaço espiritual do músico brasileiro na Casa de Villa-Lobos
Por Ricardo Tacuchian

"...Quando Villa-Lobos fundou a Academia Brasileira de Música, no dia 14 de julho de 1945, o seu modelo foi a Academia de França. Tratava-se de uma instituição honorífica que reuniria 40 personalidades dentre as mais notáveis do meio musical brasileiro. Desde então a Academia vem sofrendo algumas modificações procurando se adaptar aos novos tempos. O espírito de Academia é tão remoto quanto a Escola de Platão. Entretanto, as primeiras Academias, no sentido formal, surgiram na Europa, no século XVI, como a Academia do Palácio (Paris,1570) ou a Academia de Florença (1582). Eram associações de homens de letras, artes e ciências. Em Portugal, as Academias dos Generosos (1647) e a dos Singulares (1663) são as mais antigas de que se tem notícia. No Brasil, esta prática acadêmica e associativa de caráter espiritual e cultural se inicia com a Academia Brasílica dos Esquecidos, fundada pelo Vice-Rei do Brasil, Vasco Fernandes Cesar de Menezes, na Bahia e que teve uma duração efêmera (1724-1725). A partir desta data surgiram dezenas de outras Academias no Brasil. De todas as instituições congêneres, uma das que alcançou maior notoriedade internacional e até hoje é uma espécie de paradigma para outras associações do mesmo tipo foi a Academia Francesa, fundada por Richelieu em 1635. A sua contra parte brasileira é a Academia Brasileira de Letras, fundada no Rio de Janeiro em 1896 por iniciativa de Lúcio de Mendonça, e que teve Machado de Assis como seu primeiro presidente. Villa-Lobos, em 1945, pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país. O grande compositor carioca, primeiro presidente da Academia, deixou, em testamento, metade de seus direitos autorais para serem aplicados pela instituição na difusão de sua obra, dos demais acadêmicos e da música brasileira em geral. Dois anos depois da fundação, o Decreto Federal 23160 de 06/06/47 considerou a Academia um Órgão Técnico Consultivo do Governo Federal. Logo após a sua fundação, a Academia Brasileira de Música passou a contar com cinqüenta Cadeiras, ocupadas, apenas, por compositores e musicólogos. Funcionava, paralelamente, um quadro de Membros Intérpretes e outro de Membros Correspondentes. Os Patronos e Fundadores das Cadeiras deste quadro original podem ser conhecidos através da série de textos que Andrade Muricy escreveu para o Jornal do Commercio nos anos de 1961 e 1962, assim como na listagem que aparece no livro Elementos Fundamentais da Música, de Florêncio de Almeida Lima (Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 1958). Assim, a ABM se firma na comunidade musical de nosso país como uma respeitável instituição que trabalha pela preservação da memória nacional, pela educação musical do jovem e sua inclusão social como cidadão, pela formação de platéias, pelo estímulo ao intérprete e ao compositor brasileiros e pelo apoio à pesquisa. Seus membros, em número de 40, entre compositores, intérpretes, musicólogos e educadores são eleitos pelos próprios acadêmicos de forma absolutamente democrática e procurando escolher novos "imortais" segundo os critérios da ética profissional, do mérito cultural e de uma folha de serviços em prol da música no Brasil e que tenham alcançado uma projeção nacional ou internacional..."
http://www.abmusica.org.br/

JUSTIFICATIVA
Á partir das bases introdutórias e o trabalho interdisciplinar da equipe Sede - DSC segue em anexo o projeto: "Gêneros Musicais e Suas Décadas ".
Esse projeto tem como princípio básico apresentar a clientela a ser atendida os produtos musicais e suas características marcantes, são eles: Composições, improvisações e interpretações. Com esses pressupostos a serem estudados a criança/adolescente poderá compreender como apresenta-se o processo de criação de composições diversas e situar-se nos movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas, associados a outras linguagens artísticas no contexto histórico, social e geográfico, observados na sua diversidade, assim a criança/ adolescente compreenderá a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na história. Sendo assim, considerando as riquezas culturais que os diferentes estilos musicais oferecem, o projeto possibilitará trabalhar em diversas áreas do conhecimento de forma crítica por meio dos gêneros musicais, realizando assim uma viagem pelo mundo da música brasileira.

OBJETIVO GERAL
Ampliar o universo cultural das crianças/adolescentes por meio da musicalidade em diferentes décadas.

DESENVOLVIMENTO

Socialização do projeto junto às crianças/ adolescentes;

Abertura do projeto (banda, violão...);

Apresentação de músicas de diferente décadas, fazendo uma seleção das que serão trabalhadas no respectivo semestre (cardápio musical);

Adequação do tema as áreas específicas de aprendizagem;

Pesquisas contextualizadas envolvendo o Computador (Internet) como ferramenta básica ao processo de ensino e aprendizagem;

Bibliografia básica de cantores e compositores selecionados;

Grupos: A, B e C - Musicas Infantis - oralidade e memorização - Produção escrita, interpretação gramatical;

Confecção de instrumentos musicais com utilização de materiais recicláveis.

AVALIAÇÃO

Contínua no decorrer do projeto e apresentação do produto final.


CULTURAL

Introdução

Os gêneros musicais de cada década revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.


Objetivos

Propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética;

Favorecer um ambiente propício, a fim de que o aluno desenvolva sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar produções artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer os diversos gêneros musicais nas diferentes décadas;

Desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona e melhor percepção de espaço, peso e tempo;

Estudo fecundo sobre vida e obra do renomado artista Heitor Villa Lobos fundador da Academia Brasileira de Música, fundada em 14 julho de 1945.

Desenvolvimento

A partir de estudos contextualizados em bases introdutórias utilizando-se de recursos diversos (Internet, acervos bibliográficos...) Realizar-se- á leitura e discussão do tema proposto. A Partir desse ponto serão produzidos murais sobre o assunto utilizando-se as diversas formas artísticas com informações sobre a biografia de Heitor Villa Lobos;

Experimentação na movimentação considerando as mudanças de velocidade de tempo, ritmo e o desenho do corpo no espaço;

Improvisação na dança, criando, registrando e repetindo seqüências de movimentos criados;

Seleção e organização de movimentos para a criação de pequenas coreografias;

Reconhecimento e distinção das diversas modalidades de movimentos e suas combinações como são apresentadas nos vários estilos de dança;

Interpretação e reflexão de músicas de diferentes décadas;

Entrevistas com moradores do bairro sobre a música e sua importância na sociedade e na cotidiano dos indivíduos;

Confecção de roupas das diferentes épocas com apresentação de desfile.


INFORMÁTICA EDUCATIVA

Introdução

A partir de estudos prévios sobre os valores que a musicalidade possui e influenciam os indivíduos, o trabalho a ser realizado na Informática Educativa vem de encontro com os anseios desse processo educativo, pois aprende-se fecundamente como interpretarmos partituras, pois de forma geral as letras musicais nos traduzem diversas interpretações mostrando-nos o que há por de trás diversas ideologias, realizando-se assim um trabalho dentro de um processo dialético de ensino.

Objetivos Específicos

Apresentar a criança/adolescente a diversidade musical existente em nosso meio social e artístico ressaltando-os pontos relevantes através da interpretação e compreensão fecunda sobre os produtos musicais: Composições, interpretações e improvisações;

Conhecimento fecundo sobre a biografia de compositores e cantores que fizeram e fazem parte da história musical;

Desenvolvimento

Produção escrita com bases em pesquisas contextualizadas utilizando-se como recurso a Internet e suas diversas funções;

Estudo sobre vida e obra de compositores, intérpretes e cantores renomados que compõem a Academia Brasileira de Música;

Apreciação e reprodução da biografia de Heitor Villa Lobos como forma complementar dos trabalhos realizados no Cultural, onde nessa área artística, as crianças/adolescentes reproduzirão fotos e imagens do mesmo;

Estudo significativo sobre as letras das músicas de Chico Buarque de Holanda enfatizando o porquê de seu exílio (influências políticas daquela época), estendendo-se a sua biografia;

Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades, pela possibilidade de uma escuta simultânea, portanto a apresentação dos recursos acústicos atuais desenvolvem a capacidade de comparações nas diferentes épocas;

Apresentação de produtos musicais como: composições, improvisações e interpretações de forma diferenciada;

Utilização de sites fornecidos pelo Centro Tecnológico que apresentam músicas por diferentes décadas;

Possível publicação do projeto no Portal da FUNDHAS e projeto Kidlink.


EDUCAÇÃO FÍSCA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Introdução

Faz-se necessário a apresentação do trabalho em conjunto das duas áreas devido ao cumprimento dos objetivos semelhantes, portanto os educadores sempre estarão trabalhando em consonância com o outro, ambos estarão realizando em conjunto com as crianças/adolescentes a confecção de instrumentos musicais para no final do projeto apresentarem uma coreografia. O professor de Educação Ambiental realizará uma coletânea de materiais recicláveis para a confecção dos instrumentos musicais.

Objetivos

Com o crescimento excessivo da humanidade sua capacidade de intervir na natureza para a satisfação e desejos crescentes, surgem com agilidade causando danos irreparáveis ao meio ambiente, com isso há a necessidade de se reciclar materiais tornando-os úteis em sua utilidade;

Participação das crianças e adolescentes em diferentes atividades corporais e ambientais procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas e culturais;

Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presente no cotidiano.

Desenvolvimento

Contemplar o conteúdo do projeto a ser desenvolvido promovendo trocas entre os grupos com atividades seletivas e competitivas, mesclando de forma equilibrada o compromisso ambiental e corporal para com a natureza;

Estudo de partituras musicais que apresentem diversas interpretações em prol da preservação ambiental;

Serão realizadas apresentações lúdicas e expressivas em manifesto a preservação ambiental, apresentando o ontem e o hoje da natureza e, o porquê da utilização de materiais recicláveis;

Atividades que revelam expressões artísticas evidenciarão o trabalho mesclando com brincadeiras e pequenas coreografias utilizando-se dos instrumentos musicais confeccionados com materiais recicláveis.

As crianças/adolescentes interpretarão através do recurso da coreografia a música "Ave Maria" (Charles Gounod / Arr.& Adapt: Jorge Aragão) à partir dos instrumentos confeccionados nas aulas.


EDUCACIONAL E COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL

Introdução

Considerando as diversas possibilidades gramaticais contextualizadas nas músicas, serão desenvolvidas as atividades específicas de linguagem, com ênfase a leitura, interpretação e produção escrita.

Objetivos Específicos

Apreciar e discutir de forma crítica diferentes formas de expressões utilizando a diversidade dos gêneros musicais;

Promover o gosto pela leitura partir das letras musicais despertando o interesse pela interpretação, reprodução escrita, ampliação de vocabulário;

Compreensão da leitura como fonte de informação e da língua como instrumento de divulgação de valores;

Se posicionar em relação aos fatos sabendo ouvir e respeitando opiniões.

Desenvolvimento

Prática de Leitura

Ler textos (músicas e história da música, biografias de cantores...)

Selecionar informações;

Identificar anotações, notícias, reportagens e resumos;

Ler e compreender com autonomia diferentes gêneros;

Estabelecer relações entre diversos textos acerca de um mesmo tema (oral);

Fazer levantamento do que se entende e do que não se entendeu do texto lido;

Utilizar o dicionário para verificar o significado das palavras desconhecidas;

Identificar palavras e letras no processo de leitura e escrita;

Prática de Escrita

Produzir textos utilizando referências (biografias, histórias e décadas musicais) individual e coletivo;

Organizar fatos relacionados a cada época;

Discutir conhecimentos sobre gramática e ortografia, oral e escrita;

Fazer correção utilizando referência;

Revisão dos textos verificando pontuação, concordância..

Trabalhar legibilidade, maiúscula e minúscula, nomes próprios e comuns;

Garantir a coesão textual.

Comunicação Oral

Discutir e expressar sentimentos oferecidos pelas letras das músicas;

Analisar e comentar de forma crítica o que a música expressa sobre a realidade;

Gravar comentários e ouvi-los para reelaborar idéias.

Observação: O estudo matemático será problematizado a partir das situações significativas, atendendo as necessidades específicas nas quatro operações, utilizando jogos pedagógicos, cálculo mental e cálculo escrito.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

PCNs - vol. I e II

Sites de apoio para pesquisa e base introdutória:
www.abmúsica.org.br
www.sombrasil.com.br

Apoio constante do Centro Tecnológico em fornecer sites para pesquisas posteriores.


Fonte: http://www.khouse.fplf.org.br/projetos/sugeridos/portas2.html

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